Para quem não sabe, além de zica do baile, a DJ Cinara é uma das artistas do casting da JAMBOX, a nossa jóia preciosa!
Há 14 anos, Cinara Martins decidiu começar sua carreira no mundo da música, ela é paulista, tem apenas 33 anos e já coleciona inúmeras conquistas pelo seu trabalho. Foi bi-campeã brasileira do Red Bull Thre3style, um dos maiores campeonatos de DJs do mundo, em 2014 ela representou o Brasil na final mundial que aconteceu em Azerbaijão e em 2015, na final que rolou em Tokyo, onde foi julgada por DJs como Jazzy Jeff, Z-Trip, Shortkut e Skratch Bastid. Cinara foi a primeira mulher do Brasil a competir na final mundial do campeonato.
Ela também já se apresentou em mais de 20 estados do Brasil e dividiu o palco com renomados artistas como: DJ Craze (USA), MV Bill, Rael, Mano Brown, Emicida, Black Alien, Negra Li, Flora Matos, Karol Conka, Edi Rock, Mr. Catra, Projota, Leilah Moreno, KL Jay, DJ Cia, DJ Nuts, entre outros. A nossa diva também já realizou a sua primeira turnê pela Europa, em 2010, onde se apresentou em Roma, Portugal e Madrid, onde foi residente do Club Reina Bruja.
Conversamos com a DJ Cinara e ela contou em primeira mão para vocês um pouco mais dos seus planos para o segundo semestre de 2018, sua opinião sobre os Real DJs, influências musicais, estilo, carreira e muito mais. Vem dar uma conferida e conhecer um pouquinho mais dessa maravilhosa:
01. Conta para nós um pouco mais dos seus planos para esse segundo semestre de 2018, o que você tem em mente? Está trabalhando em algum projeto novo?
Esse ano de 2018 tem sido de muito aprendizado para mim. Resolvi estudar e me dedicar mais para a produção musical, atualmente eu estou trabalhando em produções autorais e remixes. O plano é começar a tocar as minhas próprias músicas e versões, fazer parcerias com artistas e estar mais em movimento nessa área. Fora isso, ando gerando mais conteúdo, mixtapes, matérias. Tem bastante coisa pra acontecer ainda!
–
02 – Muito se fala sobre Real DJs e Fake DJs, como você explicaria para o público a diferença entre eles? O que significa ser um #RealDJ para você?
Hoje em dia está cada vez mais fácil e na moda para qualquer um virar DJ, isso nunca me preocupou mas tenho percebido que o publico não esta mais reconhecendo a diferença e isso sim é preocupante! Se os contratantes dão muita abertura para esses Fake DJs, o público acaba não conhecendo os verdadeiros, e a diferença entre eles é gigante. Um DJ não está ali apenas para fazer as pessoas dançarem, ele deve levar ao público novos estilos de som, e uma viagem no tempo também, desde músicas que a pessoa nunca mais ouviu e o DJ trouxe de volta aquela nostalgia e sensação, até novidades que chamem a atenção das pessoas para pesquisar e ouvirem depois em casa. Fazer a pista viajar na seleção que ele fez, com a técnica que ele tem nas passagens entre elas, na criatividade, tudo isso faz MUITA diferença, é um trabalho sério e exige dedicação, enquanto um de Fake DJ simplesmente seleciona o que toca na rádio, muitas vezes em má qualidade, e aperta o play. Eu realmente espero que o público volte a valorizar o que REALMENTE importa.
–
03 – Atualmente o que tem te influenciado mais musicalmente? Tem indicações de sons nacionais? E internacionais, o que tem escutado?
Eu sempre procuro algo para escutar em momentos específicos, gosto muito de R&B e tenho ouvido bastante Bryson Tiller, também curto muito o trampo do Russ, Kendrick Lamar, e nunca deixo de ouvir clássicos como Missy Elliot, Busta Rhymes, Ludacris e Aaliyah. Falando dos nacionais, recentemente descobri o Sagaz, ele tem um flow mais tranquilo, curti bastante. Vale a pena conferir!
–
04 – Sabemos que um dos marcos da sua carreira foi a participação no Red Bull 3Style, quais as contribuições que esse evento trouxe para a sua carreira? Você tem alguma dica para quem quer participar do próximo? E você, pretende participar?
Sim, o Red Bull 3Style me ajudou muito, tanto na divulgação do meu trabalho quanto no aprendizado como DJ, conheci referências mundiais e aprendi muito com tudo isso. O 3style me obrigou a ser mais abrangente nas pesquisas e trabalhar com outros estilos musicais além do RAP. Esse ano eu não pretendo participar, meu foco está voltado 100% para as produções, que também exigem muito estudo e tempo, mas a minha dica para quem for participar é SE DEDIQUE! Não existe vitória sem dedicação, é clichê, mas é real! Use toda a energia que você puder usar para isso, tenha foco, assista os ganhadores anteriores e entenda o que o campeonato necessita. Treine até não poder mais! Risos!
–
05 – Agora falando sobre estilo, você passou por uma grande mudança na sua aparência, o que você acha que contribuiu para isso? Você acha que atualmente a aparência conta mais do que o talento nos dias de hoje?
Eu mudei naturalmente, estou em transição na verdade, acho que é natural, com o tempo a gente vai se transformando. Eu já tinha essa vontade, mas com a ajuda da minha manager, Luisa Viscardi, tem sido bem mais fácil. A aparência nunca deve contar mais que o talento, não tenho me cuidado mais para que a minha aparência se sobressaia, e sim por amor-próprio, me entristece saber que com o caminhar da internet nos dias de hoje, muitos trabalhos são valorizados apenas pela aparência e seguidores. Acho que devemos nos vestir e agir da forma que a gente se sinta bem e pronto, o resto é consequência.
–
06 – O trabalho de Artist Management é muito importante e ainda pouco conhecido no Brasil. Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre management e booking. Qual a sua opinião sobre isso? Você acha que todo artista deveria ter um manager? Quais as vantagens para a carreira?
Em 14 anos de carreira eu trabalhei com pouquíssimas agências e não me sentia a vontade e realizada na maioria delas. Muitas agências só se preocupam em vender o seu trabalho (o que nem sempre é fácil, pois depende de diversos fatores), pouco se importam com a sua imagem, só esperam a procura orgânica que você conquistou com anos de carreira e isso não é justo, tem que rolar uma troca, que é o que tenho hoje com a JAMBOX. O management é completamente diferente, existe uma preocupação com os detalhes, a imagem, as mídias sociais, orientações. O trabalho é feito em 360 graus, assim o artista se desenvolve em todas as áreas da sua vida e, consequentemente, fica mais criativo e produtivo. Eu acho de extrema importância um trabalho assim para o artista que quer se desenvolver.
–
A nossa DJ Cinara lançou no mês de março uma mixtape especial para os admiradores do RAP Nacional. Intitulada de “Seguindo Meu Plano”, foi inspirada nessa nova fase da sua carreira e conta com diversos artistas que fortalecem a cena atual, tais como: @ccaslu, @raeloficial, @floramatos, @akirapresidente, @bkttlapa, @exudoblues, @cyssluz e muito mais!
Então bora dar o play aqui embaixo e continuar acompanhando a carreira dessa maravilhosa, tem muita coisa vindo por aí e uma mixtape novinha em breve.
STAY TUNED!
O post DJ Cinara | Curiosidades, carreira e muito mais! apareceu primeiro em JAMBOX.